27 de novembro de 2011

Fotografia sem álbum


Fiz todos os orçamentos de fotografia possíveis. Visitei todas as empresas da região. Conversei com todas as pessoas que conhecia, que nos últimos 02 anos contrataram fotografia e filmagem para casamentos e, bom, ainda não chegamos a nenhuma conclusão. Espero que até janeiro isso se resolva.

São muitas possibilidades e eu não consigo lidar com muitas opções. Bah, que esquisita que sou (!), não gosto de fazer compras e de escolher entre muitos modelos, aff (!).

Pois bem.
Uma dessas empresas [com a ressalva de que os fotógrafos são requisitadíssimos e me trataram maravilhosamente bem - saca aquela empatia de cara? então...] além de oferecer pacotes com diversos tamanhos de álbum e quantidades de fotos, também possibilitam a contratação apenas dos profissionais e a entrega do material [todas as fotos com tratamento fotográfico e em alta resolução] em CD, sem o álbum.

Confesso que ando pensando nisso.

Muitas empresas oferecem o serviço de confecção de álbuns a partir de imagens em alta resolução [com preços razoáveis] e, não obstante o risco de deixarmos o tempo passar sem que eu, efetivamente, monte o álbum [o que pode ser resolvido com um pouquinho de disciplina] me parece tão tentador ter o direito sobre todas as fotos tiradas no dia do meu casamento e não apenas sobre as 130 ou 150 que compõem o meu álbum contratado...

Não acham?

O que me incomoda é que a grande maioria das empresas não entrega o CD com todas as fotos tiradas, mas tão somente aquelas que já foram escolhidas e que irão formar o álbum. Ou seja, se 03 fotógrafos tiram 1.500 fotos cada um [no mínimo], das quase 5.000 fotos tiradas apenas 150 ficam comigo e isso me deixa triste.

Eu sei, eu sei, ainda mais quando se trata de fotojornalismo, MUITAS fotos são descartadas, estão fora de foco, ficam feias. Eu sei também que efetivamente apenas umas 300 ou 400 fotos serão aproveitáveis, mas ainda assim, não vejo como não ter direito jurídico sobre todas elas. Eu as quero e noivo também não vê como isso não possa ficar conosco.

Aliás, as empresas de fotografia cobram adicionais por foto além das presentes no álbum, ainda mais quando a noiva é neurótica como eu e não quer perder nenhum detalhe. Vai partir meu coração saber que existem várias fotos legais que eu deixei de lado e que pagar caro por elas não coaduna com o que pensei para meu casamento. Elas vão acabar não sendo compradas e meu coração vai ficar partido.

Logo, a opção por contratar apenas os profissionais é mais voltada para o direito sobre todas as fotos do que propriamente para economizar no álbum [porque os álbuns contratados a parte giram em torno do mesmo valor proposto pelas empresas de fotografia]. O que vocês acham disso? Ainda estou pensando ...


PAUSA PARA EXPLICAR POR ONDE ANDO QUANDO NÃO ESTOU POR AQUI:


Eu sei que é meus sumiços são sazonais, mas tenho algumas explicações, queridas.
Nunca quis ficar tanto tempo longe daqui. Mas, ao mesmo tempo, é tudo tão corrido e tantas são as responsabilidades! Assim como para vocês, certo?

Sei que em blogs sobre casamento não se fala muito sobre os detalhes da vida pessoal e do trabalho. Muitas pessoas passam pelos blogs procurando referências de decoração, escolhas, dicas, entre outros. Mas eu não, sempre preferi colher os detalhes da personalidade e beleza da noivinha que escreve. Gosto de como cada noiva pensa e escreve sobre seu sonho com tanta sinceridade. As escolhas, decoração, contratos, são acessórios. O que une todos esses blogs sobre casamento é a história e o amor.

Eu estou estudando muito e agora estou me dedicando ao processo seletivo de mestrado em Direito que ocorrerá em setembro de 2012. Minha aprovação fará muito bem para minha mudança após o casamento e realmente fará toda a diferença no meu futuro profissional, por isso o empenho, o sumiço sazonal [que prometo tentar melhorar!] e tanta ansiedade.

Até tenho um espaço só para falar sobre esses temas [www.escritoteca.blogspot.com] caso alguém queira ler sobre as loucuras de uma estudante que além de ter 62 livros na lista de leituras ainda é noiva e precisa escolher entre variados tipos de bem-casados.

Por isso peço desculpas. Vou comentar todos os blogs. Embora eu não tenha comentado muito, acreditem, sei que já há três blogs de queridas que estão casadinhas, que tem noiva que ainda não voltou da lua-de-mel, quase noivinha que está preparando a festa de noivado... uma alegria que só!

Beijo grande!

Ps: Não consigo largar o vício de escrever demais. Quem ler até aqui comentar ganha um chocolate! ;  )
 

18 comentários:

Sandrinha disse...

Oi querida! Que bom que você ressurgiu! Hihihi estava com saudades... Hehehe
Olha, eu concordo com você que devemos ter direito a todas as fotos tiradas, em alta resolução!!! É um dos itens do contrato de fotografia. Até mesmo porque o serviço de foto de casamento é diferente de foto de formatura... Geralmente você já paga um valor para o cara tirar as fotos, já paga pelo serviço de fotografar. As fotos devem ser todas suas. Na formatura é diferente... ele vai lá, tira as fotos e só recebe se você fizer o álbum.

Eu pensei em pegar contrato sem álbum... Mas não sou muito disciplinada. E sei que o álbum não seria feito nem tão cedo... Hehehe

Tenho procurado por aqui, fotógrafos que te entregam o álbum e a mídia com TODAS as fotos!! :)

Beijos e não suma tanto...

Sandrinha

Eline disse...

Oi!

Então. quanto a esse dilema todo é uma questão de decisão mesmo.. pq sempre tem um pró.. e um contra.

Eu e o noivo escolhemos receber o cd com todas as fotos. porque?

1- teremos todas as imagens do nosso casamento em alta definição.

2- poderemos fazer quantos albuns de casamento quisermos depois do evento ( eu digo isso porque penso em montar posteriormente um album pra minha mãe e outro pra minha sogra, com fotos que digam mais respeito a família de cada uma... e e terei essa disponibilidade... porque estarei com TODAS as fotos em mãos)


3 - antes do casamento são MUUUUIITAS coisas a serem pagas.. inclusive o album que se escolheu no pacote.. por isso existia a possibilidade de termos que optar por um album mais simples, em função do custo.... depois de passado o aperto "casamento" .. podemos pesquisar e escolher o album tão somente pelo nosso gosto, já que teremos uma disponibilidade financeira um tanto maior....

bom. Eu decidi que era vantajoso pegar o cd... mas tem que ter disciplina pra não ficar uma vida toda mostrando as fotos no computador! heheheh

Boa sorte na escolha!>. Beijos

Ana Paula [Quase esposa, sempre nerd] disse...

Aiii meninas, obrigada pelas dicas tão bem explicadinhas.
Estou tentando aqui me decidir, mas nossa... com o noivo morando longe nem sempre é fácil...obrigada queridas!
Um beijo!

Mari ♥ Thiko disse...

Gostei muito dessa ideia de receber todas as fotos em CD, vou me informar sobre isso quando contratar os fotografos para o meu casamento e achei super interessante e valida essa ideia de fazer a confecção do álbum a parte.
Boa Sorte no processo seletivo para o mestrado, realmente ele fará muita diferença no seu futuro profissional, estou torcendo para que vc consiga!
Ahh e adorei o blog, voltarei mais vezes ^^

Obs.: Eu quero meu chocolate hein! rs

Rebeca disse...

Gente, eu não sabia dessa história de só entregarem o cd com as fotos escolhidas. Os meus fotógrafos me passaram todas as fotos em alta qualidade e eu escolhi 80 dessas para irem pro álbum. Acho que essa é a forma mais justa. Você não consegue negociar isso? É um absurdo ficar somente com 150 fotos!!! Bjos.

Samy Bravo disse...

Eita... quero um chocolate então!!! rsrs.. descobri seu blog pelo da Glaucia... passo pela mesma situação que vc.. meu noivo mora em Vitória eu no rIO.. depois do casório vou morar em Vitória...; são tantas coisas na cabeça... e tensões!!! Esse lance do fotografo é brabo mesmo.. e pior que os orçamentos são astronomicos... ainda não procurei isso tô na casa de festa ainda!!!

Beijos,
Samy.
Estou te seguindo!
www.nomundodanoiva.blogspot.com

Glaucia disse...

Vai mandar o chocolate pelo correio?

Esse seu problema relatado é o motivo por eu não querer os fotógrafos da minha cidade. Eles só querem vender a foto, e não o serviço de fotografia. Faço questão de receber todas as minhas fotos em alta resolução para eu fazer delas o que bem entender depois. Já cogitei contratar só a fotografia e depois comprar o álbum. Ainda estou pensando. Em BH tem ótimos profissionais e alguns oferecem essa opção. Provavelmente fecharei com algum de lá.

bjos

http://senhoritanoiva.blogspot.com

Dayane Oliveira disse...

Oi Ana eu queria te mandar um selinho só que ainda não sei como faz, mais vou dizer com minhas palavras mesmo este blog está mais do que aprovado.
Bjs e boa semana.
http://onossocasamentodeg.blogspot.com/

Ana Paula disse...

Oi Vim conhecer seu cantinho....

Parabéns muito lindo.

Essa semana tem sorteio do meu blog dá uma passadinha, quem sabe vc gosta..beijos

atrasdocasamento.blogspot.com

Dayane Oliveira disse...

Já postei o seu selinho no meu blog, depois você pega.
Bjs

Tatiana K Wolff disse...

Nossa, é realmente impressionante como as coisas mudam de um estado pro outro! Como assim não entregam o CD pra vcs?!?!?!??? Aqui todo mundo entrega!!! E com as fotos tratadas!!! São cerca de 1000 fotos, pelo o que todo mundo falou. Mais o álbum, que às vezes pode sair do pacote.
Olha, se eu fosse você não pensaria 2 vezes, fique com o CD!!! Ou tente mostrar pros profissionais daí que eles estão na contramão dos grandes centros!!
Bjs!

PS: Vou cobrar meu chocolate! ;)

Melina Senson Cestari disse...

Quero meu chocolate!!! Ahahahahha...
Sabe que concordo com essa coisa de que o casamento é meu, pago caro pelo serviço de foto e ainda tenho que escolher??? Não entendo muito bem como isso funciona mas acredito que ainda encontre uma empresa que me ofereça um serviço de qualidade e TODAS ou pelo menos a grande maioria das fotos (minhas!). Sorte aí...
Beijosss

Paulinha disse...

A Nanda recebeu um CD com as mais de 1500 fotos para escolher as que preferir para o álbum;
Assim ela terá o álbum e as fotos do cd para revelar quando quiser.

http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com/

Eriquices disse...

Oi querida, li bem rapidinho seu post de hj, estou super atarefada com o fim de semestre na facul. Fiz orçamento [foi tdo mto rápido por conta da falta de tempo] com dois fotógrafos e as fotos com álbum ficariam o dobro do preço. Optei , então, somente pelo cd [massa a sua dica.. pois nem pensei nesta questão numérica das minhas fotos, qtos eles entregarão de fato, com ou sem as sem foco e etc]

Como meu casório foi mais simples paguei em torno de 1000 reais as fotos. O rapaz é de Porto Alegre. [veremos breve no blog o resultado disso tdo hehe *tb estou curiosíssima para ver como ficaram as minhas fotos ]

bjao!!!!!

Gabriela Rodrigues disse...

AInda bem que onde fechei eles me entregaram o CD com todas as fotos....mas eu pedi e eles anotaram no contrato...caso contrário acho que não ia receber não..rsrs...Converse bem antes de assinar o contrato e verifique isso!!!

Beijos!!!

Flávia disse...

Eu gosto muito, muito mesmo dessa idéia, de comprar todas as fotos e montar o álbum depois... uma pena que é bem raro! Aqui em Uberlândia sei de pelo menos um estúdio que, se a pessoa doar uma cesta básica no ato da entrega do álbum, eles dão um dvd com todas as fotos em alta resolução. Achei um máximo, e um respeito enorme pelos clientes!

Já tinha passado por aqui antes, e adorei o blog... eu gosto de escrever muito, por isso tendo a gostar de quem escreve muito também! Sem contar toda a sua preocupação jurídica, que só ajuda a gente!

Um beijo, e pode deixar que volto mais!


www.noivaemuberlandia.com.br

Celamar Maione disse...

Ana Paula,
sem chocolate !!
Quanto as fotografias, não quero dar opinião. Mas tem que fazer o que sente vontade.
Sim, além do casório ainda está estudando para o Mestrado. Vida corrida, moça.
E legal que ainda venha aqui conversar com a gente !
Bom, sucesso.

Bjs

Sabrina Mix disse...

Também quero TODAS as minhas fotos em alta no CD. Vou fazer constar isso no contrato.

Beijos e sucesso!!!